O representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, Danilo Silva, esteve em Fortaleza (CE) na segunda semana de julho, onde visitou a Lubnor e o Edifício Manhattan, que mantém trabalhadores do setor administrativo da Petrobrás. O conselheiro participou de conversas com os petroleiros, sobre temas pautados principalmente no desmonte da estatal, e foi entrevistado ao vivo em uma rádio online.
Na tarde do dia 11 de julho, Danilo participou de uma conversa no programa Nação Petroleira, da Rádio Classista. Em pauta, o debate sobre a importância da Petrobrás para o Brasil, com ênfase na luta dos petroleiros contra os ataques deste governo fascista. O conselheiro falou ainda sobre o preço dos combustíveis e do gás de cozinha, que subirá se a empresa for privatizada.
Na sexta (12), ele esteve na Lubnor (Refinaria de Lubrificantes e Derivados do Nordeste), uma das unidades que estão na lista de desinvestimentos da gestão Bolsonaro. Segundo Danilo, a privatização dessa refinaria vai implicar de forma negativa na economia do estado cearense. “A venda da Lubnor não faz sentido, já que a justificativa adotada pela Petrobrás para se desfazer desse ativo é a necessidade de um mercado competitivo, porém, a Lubnor é a única unidade no país que refina o óleo naftênico”, afirma o conselheiro.
Outra indagação é sobre a eventual nova proprietária, que pode ou não optar por continuar comprando esse óleo residual da Petrobrás. Por isso, para o conselheiro, “no momento da venda de estatais, não deve ser considerada somente a questão financeira, mas também qual será seu impacto ambiental”.
Em seu último dia de visita, Danilo passou pelo Edifício Manhattan, que abriga algumas salas da base administrativa da Petrobrás no Ceará. “No geral, os trabalhadores, tanto da Lubnor quanto do Manhattan, estão muito descontentes com a falta de transparência por parte da Petrobrás em relação a essas privatizações e demonstraram muita insatisfação e falta de perspectivas para o futuro”, finalizou.

© 2019 Danilo Silva. Direitos Reservados. Desenvolvido por Crioula Design